2007

BIREME celebra 40 anos de cooperação para a democratização da informação e conhecimento em saúde na América Latina e Caribe

BVS - Biblioteca Virtual em Saúde

BIREME / OPAS / OMS

Redes Internacionais

Redes Regionais

Em 2007 a BIREME - Centro Latinoamericano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde celebra 40 anos de existência, dedicados integralmente ao melhoramento da saúde na América Latina e Caribe por meio da democratização do acesso e do uso da informação e conhecimento científico atualizado e relevante para a pesquisa, educação, promoção e atenção à saúde.

A BIREME foi estabelecida no Brasil, em março de 1967, por convênio entre a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Governo do Brasil, representado pelos Ministérios da Saúde e Educação, Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e Universidade Federal de São Paulo, em cujo campus a BIREME está situada.

Com a consolidação da Internet como o meio principal de produção das fontes e fluxos de informação científica e técnica, a ação da BIREME extende-se em 2007 a todos os países da América Latina, grande parte dos países do Caribe, Espanha e Portugal. Em total são mais de 2000 instituições relacionadas direta ou indiretamente no desenvolvimento, produção, operação e uso da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e suas redes complementares regionais e internacionais, particularmente a SciELO (Scientific Electronic Library Online). Mensalmente estas redes operam atualmente milhões de acessos as suas fontes de informação.

Como centro especializado da OPAS, a cooperação técnica da BIREME tem contribuido decisivamente para o desenvolvimento de políticas, programas, padrões, metodologias, tecnologias, projetos, produtos, serviços, eventos e atividades de informação científicia e técnica em saúde, em cooperação com instituições internacionais, regionais e nacionais.

Ao longo das últimas 4 décadas, a BIREME evoluiu em sintonia com o estado da arte internacional em informação científica, adotando, adaptando e desenvolvendo tecnologias, padrões, processos, produtos e serviços para os países da Região. E, ao mesmo tempo, contribui decisivamente para fortalecer e aperfeiçoar continuamente as capacidades nacionais e regionais e promover a visibilidade, qualidade e impacto da informação científica e técnica produzidas local, nacional e regionalmente. Uma coleção crescente de produtos, serviços e eventos produzidos cooperativamente na Região integra o fluxo mundial de informação científica e técnica.

A característica principal da ação da BIREME é o trabalho em rede, com a participação ativa das instituições nacionais a partir das suas condições políticas, culturais, sociais, econômicas e de infraestrutura física. A ação da BIREME tem ampliado radicalmente a inclusão das instituições e comunidades nacionais na produção, operação e uso dos produtos e serviços cooperativos de informação científica e técnica. A BVS opera, por exemplo, em acesso aberto e universal a LILACS (Literatura Latinoamericana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), SciELO, MEDLINE e a Biblioteca Cochrane, que constituem as principais fontes de informação de registro da literatura científica em saúde produzida nacional, regional e internacionalmente, com interfaces de pesquisa e navegação nos idiomas espanhol, inglês e português. A coleção de textos completos em acesso aberto aumenta progressivamente.

Neste ano, portanto, a BIREME estará promovendo vários eventos comemorativos e estará publicando um portal especial dedicado aos seus quarenta anos. Para tanto conta com a colaboração e participação ativa das autoridades e profissionais de todas as instituições que participam das redes BVS, SciELO e ScienTI (Rede Internacional de Fontes de Informação e de Conhecimento para a Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação), dos seus usuários em geral, dos seus fornecedores que em conjunto são responsáveis pelo desempenho e trajetória única da BIREME como patrimônio da saúde pública da América Latina e Caribe.

A BVS promove a equidade em informação científica e técnica

A BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) é o modelo de cooperação técnica da BIREME no paradigma de informação e comunicação da Internet e pela Web, que se caracteriza pela ação direta dos usuários na produção, operação, publicação e acesso às fontes e fluxos de informação.

Com a Internet e a BVS se processa uma reestruturação do fluxo de informação científica, com a convergência dos atores, sejam eles produtores, intermediários e usuários de informação. As bibliotecas e os bibliotecários convergem, por exemplo, com a edição eletrônica em linha e com os editores e publicadores, da mesma forma que os produtores de fontes de informação nos sistemas nacionais de saúde, educação e pesquisa. A BVS constitui o espaço de convergência e de interoperação dos produtos e serviços. Para tanto a BVS se desenvolve por meio de instâncias nacionais e temáticas que incorporam instituições e comunidades nacionais e promove sua inserção nas redes regionais e internacionais.

A operação da BVS é complementada por outras redes regionais como a SciELO, ScienTI, Rede Cochrane Iberoamericana, Campus Virtual de Saúde Pública, etc e também por redes internacionais como a GHL (Global Health Library) e a ePORTUGUÊSe promovidas pela OMS - Organização Mundial de Saúde.

A BIREME promove os produtos e serviços gerados no espaço destas redes como bens públicos regionais e globais. Desta forma, se promove a inclusão, a construção e o desenvolvimento coletivo das redes e seus produtos, serviços e eventos de informação.

O modelo da BVS compreende três dimensões principais:

Em 2007 a rede da BVS se estende para toda ibero américa com mais de 2000 instituições operando direta ou indiretamente os produtos e serviços da BVS através de dezenas de portais nacionais, temáticos e institucionais.

As principais redes que complementam a BVS são as seguintes:

Rede SciELO (Scientific Electronic Library Online) - rede de instituições de apoio à pesquisa e comunicação científica. Os países responsáveis por mais de 80% da produção científica iberoamericana já operam coleções nacionais e temáticas de revistas científicas de qualidade com aproximadamente 400 títulos em modalidade de acesso aberto com mais de 8 milhões de artigos visitados por mês. É certamente uma das mais importantes coleções mundiais de acesso aberto de revistas científicas;

Rede ScienTI (Rede Internacional de Fontes de Informação e de Conhecimento para a Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação) - rede dos conselhos nacionais de ciência e tecnologia com a participação da OPAS (Organização Pan Americana da Saúde), OEA (Organização dos Estados Americanos) e UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization), e grupos de pesquisa e desenvolvimento. Opera diretórios de pesquisadores, instituições e projetos. Adotada pela maioria dos países da América do Sul, México e Portugal, deverá expandir-se para a América Central e Caribe nos próximos anos.

Rede ePORTUGUÊSe - Rede de Fontes de Informação e Conhecimento em Saúde para os Países de Língua Portuguesa - que é liderada pela OMS, e tem como uma das suas principais linhas de ação adotar e implantar Bibliotecas Virtuais em Saúde (BVS) nos oito países de língua portuguesa no mundo: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste;

GHL - Global Health Library - A Biblioteca Global de Saúde, iniciativa liderada pela OMS conta com o apoio da BIREME em seu desenvolvimento. A GHL tem como objetivo organizar, indexar, inter-relacionar e disponibilizar fontes de informação internacionais, nacionais e locais, incluindo as fontes disponíveis nas bibliotecas dos Escritórios Regionais da OMS. A GHL estará baseada nas iniciativas regionais. Assim, na América Latina e Caribe a BVS será a instância regional da GHL.

A construção coletiva da BVS e das demais redes, avança decisivamente com o trabalho cooperativo na produção e uso de fontes e fluxos de informação científica e técnica em saúde.

Saiba mais sobre a BIREME:

PACKER, Abel Laerte. A construção coletiva da Biblioteca Virtual em Saúde. Interface (Botucatu). [online]. mar./ago. 2005, vol.9, no.17 [citado 03 Março 2006], p.249-272.

Silva Márcia Regina Barros da, Ferla Luis, Gallian Dante Marcello Claramonte. Uma 'biblioteca sem paredes': história da criação da Bireme. Hist. cienc. saude-Manguinhos. [periódico na Internet]. 2006 Mar [citado 2007 Mar 04] ; 13(1): 91-112.

BIREME celebra 39 anos a serviço da informação e conhecimento em saúde

2003 - a BIREME comemora 36 anos

2002 - a BIREME comemora 35 anos

Modelo da Biblioteca Virtual em Saúde

Eventos, reuniões BVS, e a série CRICS

Eventos comemorativos

- Diretoras OMS e OPAS no Brasil (fotos)

- SciELO 10 anos (hotsite)

- BIREME 40 anos (fotos)

40 Anos BIREME: março foi o mês de aniversário!

No dia 28 de março de 2007, uma reunião comemorativa aos 40 anos da BIREME foi realizada na Biblioteca Central da UNIFESP. Para maiores detalhes acesse:

- matéria respectiva publicada na Newsletter BVS 071